Data

Dia da Mulher é comemorado com diversas atividades no Município

Serviços de saúde, beleza e consultorias serão disponibilizados gratuitamente em vários locais; ato na luta por mais direitos também integra movimentação em Pelotas

Foto: Volmer Perez - DP - Data terá o tradicional ato promovido pela Frente Feminista 8M

Instituído há 49 anos, o Dia Internacional da Mulher marca as conquistas sociais e os direitos adquiridos pelas mulheres ao longo do tempo. Em Pelotas, as comemorações do dia 8 de março serão marcadas por atividades com a prestação de serviços em áreas sociais, na saúde, habitação e entre outras. Além disso, na data terá o tradicional ato promovido pela Frente Feminista 8M, que reúne centenas de participantes para dar visibilidade às lutas e reivindicações que ainda precisam ser atendidas para tornar a sociedade mais igualitária e segura às mulheres.

A movimentação que ocorre há cerca de oito anos remonta a origem do 8 de março, um dia dedicado à reflexão sobre a contribuição das mulheres à sociedade, assim como manifestações em prol da igualdade de gênero, combate a violência e por mais direitos trabalhistas. A Frente que reúne aproximadamente 25 coletivos e entidades tem como lema: "a vida das mulheres, contra todas as violências, exploração e opressão" para nortear o ato deste ano.

Uma das organizadoras, a advogada Isabella Ness, detalha que todas as participações no movimento convergem em causas comuns, como por mais segurança pública, mais direitos às trabalhadoras e contra o racismo, assim como a LGBTQI+fobia. Ela estima que no ano passado mais de 200 pessoas estiveram presentes no ato. Para garantir melhor acesso ao encontro, o 8M chegou a reivindicar passe livre a todos na sexta-feira, porém até o fechamento da matéria o pedido não foi atendido.

O ato inicia com concentração às 16h no calçadão do Centro na esquina com a rua Voluntários da Pátria e segue com uma marcha às 17h30 até o Largo Edmar Fetter do Mercado Público. Isabella destaca que mesmo as mulheres que nunca participaram de uma mobilização sentem na pele as dificuldades rotineiras de ser do gênero feminino e isso é uma motivação pela luta por mais direitos. "Seja um caso de assédio, uma falta de oportunidade, uma discriminação de gênero mais banal".

Atividades promovidas pelo Município

Além disso, há também uma série de atividades e serviços como consultorias em beleza, consultas de saúde, orientações e apresentações musicais que serão promovidos gratuitamente pela Prefeitura. Algumas ações ocorrem já hoje, confira a programação completa:

Cadastro Único Pelotas

A partir das 8h de hoje o Cadastro Único realizará atendimento especial e exclusivo para mulheres. Com apresentação da Orquestra do Ginásio do Areal, consultoria em beleza e sorteio de brindes. Além disso, haverá serviços em saúde, exames de visão, cadastro para castração de animais e informações sobre programas habitacionais completam a programação. As atividades serão promovidas na sede do CadÚnico, localizada na rua Dom Pedro II, 959.

UBS Pestano

Ainda hoje, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pestano também realizará atividades em referência ao Dia da Mulher. Nos períodos das 8h às 11h30min e das 13 às 16h, a equipe da Unidade atuará, exclusivamente, na promoção de serviços relacionados à saúde e ao cuidado da mulher.

Estão previstos mutirão para realização de coleta de CP (exame papanicolau), bem como testes rápidos, limpeza de pele, roda de conversa, sorteio de brindes, brechó, massagem e esmaltação de unhas.

Centro de Referência da Mulher (Cram)

Para completar a programação do Dia da Mulher e celebrar os dez anos de atividade do Centro de Referência da Mulher (Cram), será realizado um seminário, na sexta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). A programação especial deve contar com a participação da prefeita Paula Mascarenhas, além de palestra da juíza do Foro da Comarca de Pelotas, Michele Wouter. A atividade contará, ainda, com distribuição de bolo e apresentação do relatório de ações desenvolvidas pelo Cram.

Para participar, as interessadas devem realizar as inscrições, de forma gratuita, por meio do link: https://bit.ly/inscricoes-seminario-dp.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moradores do Laranjal reclamam de problemas em reservatório do Sanep Anterior

Moradores do Laranjal reclamam de problemas em reservatório do Sanep

Projeto de Lei gera dúvidas a motoristas de aplicativo Próximo

Projeto de Lei gera dúvidas a motoristas de aplicativo

Deixe seu comentário